Diagnósticos pós-pandemia

por

Este é um artigo que posso chamar de um “artigo abraço”.

Ele vem com o objetivo de mostrar a você que você não é o único ser humano na Terra que teve que buscar ajuda ou começou a sentir sintomas psíquicos após o início da Pandemia de COVID-19 em março de 2020, aqui no Brasil.

Vou destacar 3 estudos recentes sobre esse tema só para exemplificar um pouco o assunto:

1) Um estudo publicado em fevereiro de 2022 na revista científica Frontiers in Psychiatry, realizado na Itália com mais de 500 participantes, descobriu que cerca de 40% dos participantes relataram um aumento nos sintomas de ansiedade e depressão após a pandemia, e que muitos deles buscaram tratamento para esses transtornos.

2) Um outro estudo publicado em dezembro de 2021 na revista científica Journal of Affective Disorders, realizado na Espanha com mais de 1.500 participantes, descobriu que durante a pandemia houve um aumento significativo no número de pessoas que relataram sintomas de depressão e ansiedade, e que muitas delas buscaram ajuda profissional para lidar com esses problemas.

3) E um terceiro estudo realizada aqui no Brasil e publicado em outubro de 2021 na revista científica Psychiatry Research, com mais de 2.000 participantes, descobriu que houve um aumento na busca por atendimento psicológico e psiquiátrico durante a pandemia, especialmente entre mulheres, jovens e pessoas com menor renda. O estudo também destacou a importância de expandir o acesso ao tratamento mental para atender a crescente demanda.

Estamos todos juntos nessa! O sentimento de desajuste no retorno ao trabalho no modo presencial escancara uma relação com o trabalho que não se sustenta mais. Vamos falar mais disso?

O importante é buscar ajuda profissional que ajudará você a lidar com as causas, sintomas e tratar da melhor forma possível!

Um abraço! ❤
Aline